A radiestesia é uma prática conhecida e praticada há milênios pelos egípcios, romanos e chineses. Antes de se chamar “radiestesia” a técnica tinha o nome de rabdomancia, que significava “adivinhação por meio da varinha”, devido à utilização de varas para sondar nascentes de água subterrânea e veeiros minerais. Era considerada apenas como mais uma forma de adivinhação empregada principalmente na procura de fontes de água e jazidas minerais.
A palavra radiestesia foi criada em 1892 por Abade Bouly, representando a união de dois termos: radius, que vem do latim e significa radiação, e aisthesis, de origem grega e que significa sensibilidade, indicando assim a sensibilidade às radiações.
Nos séculos 18 e 19 se popularizou, sendo muito usada para construções de igrejas, casas, etc. Mas hoje, os profissionais de radiestesia são mais procurados nos países da Europa para acompanhar construções e verificar a energia e qualidade do solo.
Como funciona?
Acredita-se que radiações energéticas nocivas ou benéficas passam sobre nossos corpos e nos afetam da mesma forma que somos afetados pela radiação do Sol, da Lua, da Terra e das outras pessoas (mesmo pensamentos criam energias que se irradiam através de nossos corpos).
A radiestesia funciona na forma de captação da energia cósmica (também chamada Prana, Ki, Chi etc.), que é a energia de vida universal que banha nosso planeta. Essa penetra pelo chakra coronário, no ápice da nossa cabeça, e se distribui pelos outros chakras do nosso corpo. Além disso, é capaz de captar a energia telúrica, que é aquela que emana do centro da Terra, sendo captada pelos chakras de nossos pés.
Essas energias estão pré-padronizadas mediante as programações e convenções que o radiestesista constroí durante seu treino, e assim obtém suas respostas pelo movimento dos instrumentos.
Os bastões, pêndulos ou outros instrumentos radiestésicos fazem a ligação entre o consciente e o inconsciente do radiestesista. Assim, o instrumento abastece o profissional habilitado, pelas energias emitidas, dos dados necessários para a realização do seu trabalho, reproduzindo vários tipos de verificações.
O radiestesista convencional, normalmente, observa a movimentação do pêndulo. Se o instrumento girar no sentido horário, estará dando uma resposta afirmativa, e caso gire no sentido anti-horário, será uma resposta negativa.
Mas as respostas não se limitam a sim e não. Outros movimentos, gráficos, leques e técnicas variadas vão possibilitar um vasto tipo de informações que podem ser obtidas pela radiestesia, como identificar em uma residência os pontos e objetos mais nocivos, indicando também possibilidades de se harmonizar esses desequilíbrios.
Quem pode realizar a técnica
Qualquer pessoa pode praticar a radiestesia e não é necessário nenhum dom especial, apenas disciplina e prática constante.
É uma prática que requer esforço, dedicação e estudo, mas está acessível a todos os seres humanos que se interessarem, pois está baseada na ligação entre o inconsciente coletivo e o inconsciente humano.
Os benefícios da radiestesia
Os benefícios da radiestesia são amplos, e vão além do que nosso consciente pode perceber. Abaixo listamos alguns:
• Realiza a medição de energia dos ambientes;
• Limpa e alinha os chakras;
• Limpa ambientes e equilibra as energias;
• Encontra águas e minerais;
• Diagnostica doenças.
• Encontra pessoas, objetos ou animais desaparecidos;
• Indica o local ideal para escavação de poços ou construções;
• Auxilia pesquisas relacionadas à saúde;
• Auxilia pesquisas sobre autoconhecimento e desenvolvimento pessoal;
• Compatibilidade entre pessoas, projetos, locais..
Normalmente a radiestesia é procurada para dar respostas positivas e negativas em momentos de dúvidas com questões profissionais como admitir um empregado ou escolher um emprego, pessoais, amizades, parcerias, colocação de objetos, ambientes, escolha de casa para morar, localizar doenças e etc. A partir da resposta, pode-se tomar atitudes mais harmônicas com a energia.
Isso por que, por meio da irradiação de frequência dos corpos, utilizando instrumentos específicos adequados, o radiestesista pode identificar um desequilíbrio e auxiliar na sua harmonização.
Ou seja, a radiestesia traz à consciência do profissional informações de todos os campos elétricos e magnéticos, pois capta a energia e a informação que estão à sua volta.
É pelo pêndulo ou outro instrumento radiestésico que ocorre a decodificação pela mente do radiestesista, e é fundamental estudo e treino constante para que ele tenha bons resultados.